Filme infantil onde uma formiga chamada Flik tem varias idéias para inovar a organização em que trabalha para que produzam produtos novos ao invés de ficar gerando alimentos para os gafanhotos. Flik faz de tudo, tem varias idéias para salvar as formigas das garras dos gafanhotos que sempre iam nessa organização em que as formigas trabalhavam cobrar seus alimentos e Flik tenta usar suas idéias portanto ele acha que vai dar certo. A estória se passa dentro de uma organização onde as formigas trabalham burocraticamente, muito comuns no dia-a-dia de uma organização.
ENQUADRAMENTO DE “VIDA DE INSETO” NO CONCEITO DE MECÂNICA E ORGÂNICA
(ORGANIZAÇÃO MECÂNICA)
O objetivo de Flik era criar novas idéias, avançar nas inovações para que todas as formigas percebessem o quanto ele era criativo e o quanto ele poderia ser a salvação das formigas, serem libertadas das garras dos gafanhotos.
As formigas tinham papéis determinados com tarefas específicas,todas essas trabalhavam atividades rotineiras. Havia uma padronização de tarefas.
O comando das tarefas vinha do poder, era uma organização centralizada onde a rainha das formigas comandava tudo e essas tarefas eram seguidas por normas burocráticas. Flik, a formiga cheia de idéias, queria inovar a empresa criando idéias novas, queria que a organização se livrasse dessa burocracia. Mas Flik não pensava que essas idéias poderiam não dar certo, pois certas idéias poderiam não se adequar ao ambiente em que a organização se situava.
(CIRCO/ORGÂNICO)
O objetivo dos insetos do circo era de fazer os outros insetos rirem, mas nenhuma palhaçada que faziam dava certo.
Eles não planejavam suas apresentações. Cada um que se virasse para fazer os insetos rirem. Eles viviam uma coordenação multifuncional até que um dia um inseto teve a idéia de tocar fogo nos fósforos e fazer uma mágica. Todos os outros insetos gostaram, só que essa mágica passou a não dar mais certo, pois o ambiente em que eles faziam as apresentações não se adequava a esse tipo de mágica. Todos os integrantes do circo decidiam suas respectivas atrações, ou seja, não havia uma centralização.Como eles não conseguiam fazer os outros insetos rirem sempre tentavam inovar suas idéias. Nessa organização não havia controles burocráticos, cada um fazia o que achava que produzia melhor, mas nunca suas inovações davam certas, pois as idéias que criavam não se enquadrava no ambiente em que o circo se encontrava.
Mas eles sempre desenvolviam novos métodos após fracassarem, e, finalmente, conseguiram uma boa solução, bem adaptada as ameaças e oportunidades do ambiente.
ANÁLISE DA GESTÃO
Os recursos utilizados por ambas organizações no filme “Vida de Inseto” não se adequavam, pois de acordo com a teoria de contingência não se pode ter certeza das coisas, tudo depende do ambiente em que se encontra, no caso do filme todas as idéias que ambos tinham eram perigosas para a organização, pois tudo dependia da forma em que o ambiente iria aceitar certas situações, se agrediria o ambiente ou não.
A conclusão é que podem se criados vários recursos para prevenções de danos, mas não se pode precaver o futuro, no caso ambas as organizações não se adequaram a idéias sugeridas.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei dessa forma de organização, com o texto dividdo em três tópicos. Ficou bem claro.
ResponderExcluir